terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Mulher e o futebol



Visitando o blog do amigo Leandro, o Maldita Futebol Clube, tive a maior surpresa, ou melhor...indignação (rsss). O post escrito por Alberto Nascimento, coloca as mulheres no chulé, em relação ao futebol. Aí fiquei pensando: " isso não pode ficar assim... tenho que ir a defesa de nós mulheres" rssss.
Sei que tudo não passa de brincadeira, mas aí vai nosso argumento.
Amigos do Maldita é pra vocês.


Costuma-se pensar que o futebol é esporte de homem, a mulher sofre ouvindo piadinhas sobre a lei do impedimento ou sobre o goleiro se vestir de forma diferente dos demais...e outra balelas.
Sou mulher, vaidosa, delicada e amo uma partida de futebol, principalmente do meu Amado e Maior de Minas, o CRUZEIRO. Conheço as regras e sei o que significa: impedimento, sei quem o homem de preto com apito na boca, reclamo dos passes errados e ainda chamo o Fábio de lindo quando ele faz uma defesa espetacular (privilégio de ser mulher...ponto positivo rssss).

Tudo isso faz parte da minha vida, da minha rotina.
Transgressoras ou não, as mulheres há muito estão presentes no futebol brasileiro. Vão aos estádios, assistem campeonatos, acompanham o noticiário, treinam, fazem comentários, divulgam notícias, arbitram jogos, são técnicas, compõem equipes... enfim, participam do universo futebolístico e isso não há como negar.
No Brasil o futebol é incorporado à identidade nacional, faz parte... é um espaço de sociabilidade e de exercício de liberdades. Futebol é alegria, e as mulheres fazem parte disso dentro e fora de campo. Estamos aí pra torcer e discutir com os homens de igual para igual todos os lances polêmicos dos gramados. Tudo isso sem perder a elegância.





Inté!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo texto,Clítia!

    Li o texto no Maldita e apesar de dar umas risadinhas ,também achei machista.
    Contudo,futebol é marca da cultura brasileira.
    Amamos o futebol de salto alto,mini-saia e baton!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Não dê ideia para o alberto, ele não entende nada de mulheres, na verdade ele tem ódio das mulheres, sabe como é, não gosta muito.

    Para mim vcs são sempre bem vindas no mundo do futebol e em qq lugar.

    Não perca hj no MFC o botafoguense felipe souza cantando o Hino do Mengão. O vídeo já está lá.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Não consegui ler o texto que vc mencionou... mas tudo bem, basta o seu depoimento pra eu tbm sair em defesa das mulheres...
    Tem muito homem por aí que só fingi saber de futebol Cíntia! Só pra reafirmar sua masculinidade. Mas eu também defendo que se compararmos um homem que realmente sabe do riscado e uma mulher que se interessa pelo assunto, fatalmente saiamos perdendo. Pq no geraaaal a visão do homem e da mulher, sobre um meeesmo objeto, é completamente diferente! Fálo por mim: por mais que eu ache que estou fazendo um comentariozáço, super perspicaz, meu marido sempre me põe no chinelo.. Bjos.. adorei o blog!

    ResponderExcluir
  4. Gosta de postar selinhos?
    Se gostares, tem um no meu blog para esta cruzeirense.
    Beijos, bom findi, Mauro

    ResponderExcluir
  5. Galera adorei esse blog, criei um também entreme comemtem a vontadeeee..!!

    http://elasfutclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. http://thoughtsandthings2010.blogspot.com/

    vejam a minha entrevista!

    sou treinadora em portugal!

    parabens pelo texto!

    ResponderExcluir


A BELA E A BOLA © 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS